quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Bibliotecas

Europa é realmente um lugar sensacional, com muitas coisas para apreciar, ver e admirar. É comum ao turista de primeira viagem na Europa ficar algo eufórico e querer visitar maior quantidade de lugares diferentes em um espaço curto de tempo. O que as pessoas esquecem, porem, é que as férias também foram feitas para relaxar e descansar. Algumas boas dicas para fazer isso estão em todos os livros de turismo como dar uma caminhada nos belos e bem cuidados parques da Europa. Eu, porem, lhes darei outra dica: Visite uma biblioteca.

E para que eu vou ir a uma biblioteca no exterior se eu posso fazer isso em casa? Muitos devem estar fazendo esta indagação ao ler o meu texto. Mas pare um pouco para pensar. Quantas vezes ao mês você realmente vai a uma biblioteca no Brasil? Caso seja um estudante, pode ser que esse número seja bem elevado. Mas a maioria das pessoas que trabalham simplesmente não tem muito tempo para ir a uma, pois o horário de funcionamento delas coincide com o do trabalho.

Fui a várias bibliotecas na Espanha (principalmente em Madrid que foi uma cidade da qual não gostei muito) e em todas elas me diverti muito. Sim, sei que isto parece propaganda de incentivo da leitura do governo, mas, por favor, não interrompa a leitura deste texto. Mesmo para aqueles que não se entusiasmam com a leitura de um bom livro vão apreciar um lugar com banheiros limpos e públicos, internet de graça e um lugar confortável para fugir do calor do verão ou o frio do inverno. Você pode até conferir algum filme local que nunca chegou ao Brasil, pois a maioria dessas bibliotecas contam com videoteca.

Agora se você, leitor, for um nerd como eu, não deixe de conferir as estantes de gibis. É lá que está o verdadeiro diferencial com as bibliotecas daqui, pois o catálogo e variedade de quadrinhos lá são enormes. Pude aprecias desde comics norte-americanos, obras de autores espanhóis que nunca tinha ouvido falar até os mais exóticos mangas. Todos os volumes estão muito bem cuidados e as coleções (em sua grande maioria) estão completas. Sei bem que há muitas bibliotecas no Brasil que dispõem de um grande acervo de gibis, mas nada se compara aos dos que vi. Sem contar que há coisas que nunca se viu por estas bandas. E foi com grande alegria que pude apreciar dois mangas que havia tempo que desejava ler como “Touch” e “20th century boys”. Mesmo para os que não sejam fanáticos por quadrinho recomendo muito lê-los, pois uma arte audiovisual é muito útil na hora de praticar algum idioma.

Espero que minha sugestão seja útil para alguém. Nem que seja para ir a um lugar interessante e gratuito para se fazer hora.

Um comentário:

  1. Fala, Felipe! é ótimo escrever sobre suas viagens pois te ajuda a olhar de maneira diferente para os destinos q visita, para que escreva melhor no blog, isso faz com que você conheça mais os lugares que passar! eu adicionei o link do seu blog no meu1 boa viagem a gente se fala abs!

    ResponderExcluir