terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Lisboa


Sempre achei que Paris é a cidade com a melhor acessória de marketing da Europa. Mesmo os que nunca foram ao velho continente, já sabem o que ver na capital da França. Paris já foi cenário de diversos filme, livros e seriados sendo que em muitas obras de ficção ela é glamorizada.

Nada tenho contra Paris e os franceses, alias realmente achei a cidade muito bela, porem era tanta a informação que já tinha sobre a mesma que foi poucas as vezes em que me surpreendi lá. A cidade da qual desejo comentar é Lisboa.

Em maio fiz minha primeira viagem à Europa e, ao ter nacionalidade Brasileira e Chilena, fiz questão de começar por Portugal e Espanha para ver de onde provenho e, só depois, ir à França. Foi exatamente em Portugal onde me senti em casa. Os Portugueses são um povo amável, que gosta de futebol e adora conversar em um barzinho. Lisboa oferece encantos únicos para os turistas como o imenso Mosteiro dos Jerónimos.

Más além de monumentos e museus há muitas outras surpresas agradáveis para o visitante Brasileiro. Os Botequins de lá lembram muito aos nosso, mesmo que os deles sejam bem mais limpos. Experimentem comer o sanduíche de presunto deles, uma delícia. Ou converse com os portugueses, e surpreenda-se ao constatar que eles vêem muitas novelas e programas nossos. Algumas novelas que ainda estão sendo exibidas no Brasil. Conversei com uma portuguesa que me disse ter visto Armação ilimitada na sua infância. Não é o máximo?

Há um certo preconceito que diz que Portugal é um país atrasado comparado com outros países da Europa. Pois bem, tire esse pensamento da cabeça. Portugal conta com uma boa infra-instrutora, cidades limpas e meios de transportes modernos e organizados.

E para não dizer que só há coisas boas em Lisboa aí vai uma dica. Não vá ao museu de arte moderna de Lisboa (nem lembro qual era o nome oficial). Fui com uma amiga e a arrastei até lá pela indicação de um amigo. A primeira obra que vi foi um quadro em branco intitulado: “Sem título”. Isso já pode te dar uma noção do que vai ver lá dentro. Como um monte de cadeiras misturadas que, supostamente, formam uma escultura, e alguns quadros com rabiscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário